Perguntas e Respostas aos principais erros do emissor de nota fiscal do Sebrae

No site do próprio Sebrae é possível encontrar perguntas e respostas aos principais erros do emissor de nota fiscal. Neste documento FAQ, o usuário poderá acessar informações a respeito de como começar o emissor e descobrir como resolver alguns problemas.

Mapeamos aqui os principais erros deste documento, para que possa consultar de maneira simples e facilitada. As informações contidas na tabela abaixo foram extraídas diretamente do faq Sebrae de nota fiscal.

 

Perguntas e Respostas aos principais erros do emissor de nota fiscal

ItemPerguntaResposta
1Qual o procedimento para solucionar o erro
'unable to launch'?
Uma das causas do erro é que o download do programa não chegou ao fim.
Neste caso, basta acessar: emissores.sebraesp.com.br , selecionar qual o ambiente: Produção (com validade jurídica) ou Homologação (sem validade jurídica).
Após a seleção de qual ambiente será utilizado o programa, abrir-se-á uma nova tela contendo a opção Download e logo abaixo dois links, um para versão 1.4.5 e outro para versão 2.0.9. Basta clicar na versão escolhida e aguardar o download integral do programa.
É necessário estar conectado à Internet para que o programa perceba que tem atualização e pergunte se quer atualizar a versão.
Outro motivo pode ser que o usuário esteja sem acesso à área de cache do Java, ou a área tenha sido removida.
Neste caso é necessário que o usuário instale o Emissor de NF-e. Cada usuário necessita instalar o Emissor de NF-e, porque a área de cache do Java fica em pasta aos quais os outros usuários do micro não têm acesso.
Caso seja necessário desinstalar o programa, sugerimos os seguintes passos:
1) Remover o ícone do Desktop;
2) Ir no Painel de Controle e clicar em Java;
3) Clicar no botão View dentro da aba General;
4) Clicar com o botão direito do mouse em cima da aplicação "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica - Versão de Testes" ou "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica” e escolher a opção Delete.
Finalmente, outro motivo pode ser o fato de que o Emissor de NF-e tenha sido instalado dentro da rede corporativa da empresa, que exige autenticação do usuário para acesso à Internet. Como o Emissor de NF-e sempre inicia buscando os retornos da SEFAZ pendentes, o usuário deve
autenticar-se para acesso à Internet antes de iniciar o Emissor de NF-e, ou o suporte à rede da empresa deve providenciar para que os endereços da SEFAZ sejam acessados sem a necessidade de autenticação de usuário. Verificar qual IP é utilizado na Secretaria da Fazenda Estadual de sua
região.
2Qual o procedimento para solucionar o erro
245 (CNPJ do emitente não cadastrado)?
Informamos que o erro 245 indica que o CNPJ do Emitente não está cadastrado. Para emissão de NF-e o cliente deverá previamente se cadastrar no sistema de credenciamento da NF-e. Este credenciamento deve ser realizado pelo próprio usuário mediante usuário de acordo com as orientações de cada Secretaria da Fazenda.
3Qual o procedimento para solucionar o erro contendo '...nil atribute but is not nillabe in...'?Sugerimos que edite e valide, que o Emissor de NF-e efetuará algumas correções, ou mostrará o painel com os erros.
4Qual o procedimento para solucionar erro contendo a plavra CACHE no detalhamento?Isso ocorre porque o Emissor, por ser programa Java, é instalado em área de cache do Java, e esta área foi removida ou o usuário está sem acesso a esta área de cache do Java. Caso a área de cache tenha sido removida, basta o usuário reinstalar o Emissor de NF-e, que a área de cache do Java é recriada, e o Emissor poderá ser iniciado. Os dados das NF-e´s ficam gravadas na pasta " \database " , e não são perdidas com a reinstalação do Emissor de NF-e. A equipe técnica recomenda a desinstalação do programa, através dos seguintes passos: 1) Ir no Painel de Controle e clicar em Java; 2) Clicar no botão View dentro da aba General; 3) Clicar com o botão direito do mouse em cima da aplicação "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica" Versão de Testes ou de Produção, dependendo de qual versão está com problemas, e clicar em "X" ou clique no botão da direita e "Delete". E a reinstalação do programa.
5Qual o procedimento para solucionar erro contendo a palavra HANDSHAKE no detalhamento?Os erros de handshake são ocasionados por uso de certificado que não é padrão ICP-Brasil. Sugerimos que verifique se o certificado digital está de acordo com o padrão ICP-Brasil. O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do usuário. Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o site http://www.iti.gov.br Para instalação do certificado: Utilizar o Cadastro de Certificados Via programa: A1 Basta entrar no programa emissor na Aba Sistemas, Certificados e selecionar a opção Utilizar o Cadastro de Certificados Via programa, clicar incluir e indicar a pasta onde está o arquivo referente ao certificado. Uma vez indicado corretamente, o programa reconhece e o salva nestas condições sendo resgatado no momento da assinatura e transmissão. Utilizar Repositório de Certificados do Windows: A3 Entrar na guia Ferramentas dentro do navegador utilizado (Internet Explorer, Mozilla, entre outros), clicar em opções da internet, clicar na aba Conteúdo, clicar no botão Certificados e clicar em Importar. Vale lembrar que o dispositivo que contém o certificado deve estar inserido no computador do usuário antes de efetuar todos estes procedimentos. Após o reconhecimento pelo Windows, basta entrar no programa emissor, clicar na guia Sistema, opção Certificados, selecionar a opção utilizar repositório do Windows para que o programa emissor reconheça este certificado.
6Qual o procedimento para solucionar erro contendo a palavra HIBERNATE no detalhamento?Para recuperar os dados da instalação corrompida, será necessário utilizar os arquivos de backup que podem ser gerados pelo sistema, ou os arquivos de cadastros e NF-es individuais que podem ser exportados pelo Emissor. 1 – Renomeie a pasta C:\database para C:\bkpdatabase. 2 – Desinstalar o Emissor de NF-e pelo Painel de Controle do Java. • Entrar em Painel de Controle, e clicar no ícone do Java; • Na janela do Java, clicar em "Exibir" na aba "Geral", parte de "Arquivos da Internet"; • Na Janela de Cache do Java, escolher a opção "Aplicações"; • Selecionar o programa e clicar no "X" para excluí-lo. 3 – Instalar o Java 7 Update 71 32 bits, disponível em https://java.com/pt_BR/download/manual_java7.jsp . O sistema de 64 bits não funciona a assinatura/transmissão. 4 – Desinstalar demais versões do Java, caso tenha outras instaladas. 5 – Instalar o Emissor de NF-e pelo site emissores.sebraesp.com.br/ 6 – Testar o Emissor instalado. 7 - Recupere o arquivo de backup mais recente (Menu Sistema / Backup / Recuperar dados do backup). Caso não possua um backup completo, mas possua os arquivos de cadastros e NF-es individuais, estes podem ser importados por meio da opção Ferramentas / Importar Arquivos.
7Qual o procedimento para solucionar o erro 'digest value'?O “digest value” é um valor calculado a partir dos dados preenchidos nos campos da NF-e. Se alterar qualquer informação, este valor, que compõe a assinatura, irá alterar. Desta forma, se o cliente enviar uma NF-e para autorização e depois tentar consultá-la, mas com dados diferentes, o Emissor irá apresentar o erro “Digest Value difere do cadastrado” e não irá processar a resposta da consulta. Assim, recomendamos que nestes casos, o usuário verifique as diferenças entre a nota registrada no programa e a nota constante em nossa base de dados antes de fazer uma nova consulta
8Qual o procedimento para solucionar erro contendo 'expected elements' ao validar a NF-e?Informamos que é preciso preencher todos os campos obrigatórios. Sempre que a mensagem de erro possuir esta estrutura, ou seja, iniciar com “Expected element” significa que está faltando a informação de algum campo. Após o campo “Expected element” o programa já indica o nome do campo faltante no arquivo XML da nota. Na maioria dos casos, este erro ocorre quando o usuário importa um arquivo TXT de uma NF-e com algumas informações obrigatórias faltantes e tenta validá-lo – neste momento o programa efetua a validação do arquivo e aponta os campos que possuem erro de preenchimento ou mesmo a falta dele. Deve-se identificar o campo faltante exposto na mensagem de erro e verificar no Manual de Integração do Emissor qual é a informação necessária para o campo referente a fim de proceder com a retificação e obter a validação da estrutura do XML previamente à validação.
9Estou tendo problemas para utilizar meu emissor próprio. O que devo fazer?Neste caso, orientamos entrar em contato com o desenvolvedor do programa para verificar a solução do problema. O Sebrae só poderá prestar suporte para o programa disponibilizado em seu portal (emissores.sebraesp.com.br).
10Quero saber informações sobre o Emissor de NF-e disponibilizado na página do Sebrae-SP?O programa Emissor de NF-e disponibilizado gratuitamente para o SEBRAE/SP serve para emitir Nota Fiscal Eletrônica modelo nacional, em substituição às Notas Fiscais em papel modelo 1 ou 1A. A NF-e também pode ser emitida em substituição às Notas Fiscais do Produtor, modelo 4. Este Programa é voltado para a micro e pequena empresas. A aplicação tem as funcionalidades básicas necessárias para o dia a dia destas empresas. Não existe qualquer impedimento para que empresa de qualquer porte venha a utilizar este programa, mas a empresa deve estar ciente que existem limitações no programa que não serão eliminadas. Para maiores informações acesse:emissores.sebraesp.com.br
11Qual o procedimento para solucionar o 'erro inesperado'?Os dados das NF-e´s ficam gravados na pasta \database\NFE. O erro de persistência é relacionado à base de dados corrompido. Caso possível, deverão ser exportadas as notas autorizadas em XML (para serem guardadas pelo prazo decadencial), exportar os cadastros, fechar o Emissor de NFe, renomear \database, reinstalar o Emissor e importar os cadastros, para começar com base de dados sem problemas. Outro motivo que pode causar este erro é que o usuário está sem acesso à referida pasta, ou a pasta foi removida. Este erro ocorre quando o usuário não tem acesso para salvar dados na raiz do drive “C”. Como o programa emissor é padronizado para salvar os arquivos gerados diretamente na pasta “database” na raiz, é preciso que todo usuário tenha acesso ao drive “C”. Caso não seja problema de permissão, e não tenha backup, o usuário terá que iniciar do zero, instalando o Emissor de NF-e de produção e, neste caso, sugerimos que reinstale o Java e o Emissor de NF-e. A equipe técnica recomenda a desinstalação do programa, através dos seguintes passos: 1) Ir no Painel de Controle e clicar em Java; 2) Clicar no botão View dentro da aba General; 3) Clicar com o botão direito do mouse em cima da aplicação "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica" Versão de Testes ou de Produção, dependendo de qual versão está com problemas, e clicar em "X" ou clique no botão da direita e "Delete". E a reinstalação do programa. Caso o problema persista, orientamos que clique em Detalhar, copie e cole toda a mensagem de erro na e envie mensagem através do Fale Conosco do Emissor de NF-e
12O que devo fazer quando ocorre problemas na conexão ao enviar uma NF-e?Problemas de conexão com a internet devem ser verificados com a sua operadora de telefonia. Aos usuários do sistema NOTA FISCAL ELETRÔNICA, sugerimos avaliar alternativa de contingência para não interromper seu faturamento. É possível ocorrer problemas de contingência na SEFAZ, para isto deverá consultar a página da Sefaz correspondente.
13Estou tentando fazer o cancelamento de uma NF-e, porém o botão OK não habilita, o que devo fazer?Lembramos que o botão OK só fica disponível após escrever o mínimo de 15 caracteres da Justificativa para o Cancelamento
14Como faço para cancelar uma NF-e não cadastrada no programa?Orientamos que utilize a funcionalidade Cancelar NF-e não cadastrada no programa, no menu Notas Fiscais do Emissor de NF-e gratuito
15Qual o procedimento para corrigir o erro: "Não é possível inicializar o programa"O Emissor de NF-e não está abrindo – Erro “Não é possível inicializar o programa”. A atualização deveria ser automática ao clicar no ícone do Emissor NF-e que fica no Desktop. Entretanto, caso ocorra o erro, recomendamos as seguintes ações: - Entrar no site emissores.sebraesp.com.br e efetivar um novo download do “programa EMISSOR NF-e”. - Caso a ação anterior não resolva o problema, recomendamos desinstalar e reinstalar o programa. - Como última opção, recomendamos desinstalar o programa, limpar a área de cache do JAVA através do procedimento abaixo, e reinstalar o Emissor NF-e novamente: a) Entrar no Painel de Controle, Java; b) Clicar em “Exibir” na aba “Geral”; c) Em “Mostrar”, selecionar Recursos; d) Selecionar todos os itens de Recursos e clicar no “X” para apagá-los.
16Qual o procedimento para solucionar o erro 225 (FUSO HORÁRIO)?Este erro ocorre devido a falta de atualização do Windows XP em relação ao fuso horário do computador. A Microsoft disponibilizou atualizações que corrigem o problema. Entretanto, enquanto o usuário não atualizar o sistema operacional, o procedimento abaixo possibilita a emissão do Evento no Emissor de NF-e: - Fechar o Emissor de NF-e; - Entrar no Painel de Controle, item “data e hora”; - Alterar o fuso horário para um diferente de UTC-03:00 ou GMT-03:00 (Brasília); - Clicar em aplicar; - Alterar o fuso novamente para UTC-03:00 ou GMT-03:00 (Brasília); - Não selecionar (desclicar, retirar o acionamento da caixa de seleção) a opção de "Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão"; - Clicar em aplicar; - Abrir novamente o programa Emissor; - Emitir a CC-e ou efetuar o Cancelamento, conforme o caso
17Qual o procedimento para solucionar o erro “Database 'NFE2' shutdown” ao restaurar o backup?Se está tendo o retorno do erro “Database 'NFE2' shutdown” ao restaurar o backup via Emissor de NF-e, recomendamos que restaure o backup fora do Emissor de NF-e, da seguinte forma: unzipe o arquivo NFE2...zip e mova a subpasta NFE2 para a pasta \database e reinstale o Emissor de NF-e.
18Como resolver o problema do Emissor ficar travado?Utilize o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox e inicie o programa Emissor pelo link disponível em emissores.sebraesp.com.br , clicando no Emissor de NF-e (download), em vez de iniciar pelo atalho.
19Como resolver o problema do erro ao criar base de dados?Para a instalação do Emissor de NF-e gratuito, o usuário que está tentando instalar o Emissor de NF-e gratuito necessita ter permissão de administrador do computador para criar a pasta C:\database. Sugerimos que acione o administrador do microcomputador, para que verifique as permissões do usuário
20O que fazer quando a aplicação é bloqueada por definições de segurança?Recomendamos os seguintes procedimentos: 1) Baixar o nível de segurança do Java: -Atualizar o Java; -Fazer acesso o Painel de Controle; -Duplo clique em Java; -Clicar na aba Segurança; -Abaixar de Alta (mínimo recomendado) para Médio; -Clicar em OK 2) Inserir as URL´s de instalação do Emissor na lista de sites confiáveis: -Fazer acesso o Painel de Controle -Duplo clique em Java -Clicar na aba Segurança - Clicar em Editar Lista de Sites -Clicar em Adicionar -inserir o endereço à lista de exceções ( http://conteudo.sebrae.com.br ) - Clicar em OK - Clicar em Continuar - Clicar em OK e iniciar o Emissor. Aparecerá o alerta abaixo: "Deseja executar esta aplicação? Editor desconhecido. A execução de aplicações por editores desconhecidos será bloqueada em uma futura release, porque é potencialmente perigosa e constitui um risco à segurança." Se clicar que aceita o risco e deseja executar esta aplicação, o Emissor é iniciado normalmente"
21Como proceder quando é informado que o sistema foi checado pelo navegador e foi verificado que o Java NÃO está instalado/habilitado?O problema ocorre devido à instalação de Java de 64 bits em navegador de 32 bits, ou vice-versa. Informamos ainda que o Emissor de NF-e só funciona adequadamente com o Java de 32 bits. Para resolver seu problema, basta instalar simultaneamente as versões 32 e 64 bits do Java. Assim, seus navegadores reconhecerão a instalação, e o Emissor de NF-e funcionará de forma adequada. Lembramos ainda que para o Java 8 é necessário seguir as instruções de segurança disponíveis no site de download do Emissor: emissores.sebraesp.com.br
22Qual o procedimento para solucionar o erro "Processing instructions are not allowed within SOAP messages"?Este erro é ocasionado por uso de certificado que não é válido no padrão ICP-Brasil. Sugerimos que verifique se o certificado digital está de acordo com o padrão ICP-Brasil. O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do usuário. Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o site http://www.iti.gov.br . Para instalação do certificado: Utilizar o Cadastro de Certificados Via programa: A1; Basta acessoar no programa emissor na Aba Sistemas, Certificados e selecionar a opção Utilizar o Cadastro de Certificados Via programa, clicar incluir e indicar a pasta onde está o arquivo referente ao certificado. Uma vez indicado corretamente, o programa reconhece e o salva nestas condições sendo resgatado no momento da assinatura e transmissão. Utilizar Repositório de Certificados do Windows: A3 Instalar o certificado digital de acordo com as instruções da Autoridade Certificadora. Após o reconhecimento pelo Windows, basta entrar no programa emissor, clicar na guia Sistema, opção Certificados, selecionar a opção utilizar repositório do Windows para que o programa emissor reconheça este certificado

 

Ter um suporte faz a diferença

A sua empresa deve emitir notas fiscais mensalmente, podendo usar o sistema gratuito do governo. Isso fará que eventualmente ocorram erros ou na aplicação ou no momento de autorização da nota fiscal. Quando o erro aparecer, sua empresa deveria ter o conhecimento de alguns erros comuns, pois podem ajudar na resolução imediata do problema.

O problema está realmente neste conhecimento de erros e soluções comuns. A sua empresa está focada no negócio e não em como emitir cada nota fiscal, e neste momento que o suporte especializado entra. Ter um suporte com profissionais que poderão lhe ajudar em questões de minutos, poderá fazer toda a diferença numa venda.

 

Especialistas em Nota Fiscal

Nossa empresa trabalha com nota fiscal desde o seu início e ao longo dos anos aprendeu muito. Estamos diariamente resolvendo problemas e dúvidas de milhares de usuários pelo Brasil. Com isso geramos satisfação constante de nossos clientes, que agradecem por ter iniciado uma parceria de trabalho mesmo, entre empresas sérias.

Gostamos de ajudar e fazemos isso usando todo conhecimento de mais de 10 anos. Além de nosso suporte, nossos clientes podem optar por usar um emissor de nota fiscal online, seguro e prático. Este sistema provê toda funcionalidade essencial para a emissão e mantenimento das notas fiscais de maneira segura.

Solicite uma conversa ou mesmo teste agora mesmo o emissor e nosso suporte, será um prazer.

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