Nota Fiscal Eletrônica o que muda para as empresas a partir de julho de 2020.

Publicada em 1º de abril de 2020, a princípio para ser cumprida na sua publicação, porem postergado a aplicação para 1º de julho de 2020, a portaria da RFB número 519/2020 criará uma grande lacuna de informações hoje utilizadas principalmente pelas contabilidades.

 

Entendendo a portaria:

 

Em 2017 a portaria RFB 2.189, autorizava o SERPRO a disponibilizar os dados da nota fiscal para terceiros, para atender a fins diversos de controle.

A portaria 519/2020 altera a de 2017, revogando esse acesso a nota. Limitando a disponibilização apenas os dados cadastrais da pessoa física ou jurídica, eliminando todas os dados referente a nota fiscal eletrônica.

Entendemos que esta mudança vem de encontro a determinações legais do governo desde o início do projeto da nota eletrônica, em que determinava que a obrigatoriedade de guarda e fornecimento das notas era do emissor ou do receptor da nota e não dos terceiros envolvidos.

É importante neste momento avaliar com sua contabilidade e seu suporte a sistemas, como proceder com a guarda e disponibilização doa arquivos de nota fiscal.
Vale ressaltar que a interpretação e ações devem ser alinhadas com as necessidades e características da sua empresa.
Caso precise de ajuda para entender como pode ter mais segurança e controle das suas notas fiscais, fale conosco, deixo nossos contatos abaixo

 

(Ativasoft Informatica, fone 47 34886000 ou WatsApp 4797186614, ou ainda pelo email suporte@ativasoft.com.br)

 

Comments are closed.