Como proceder no caso de problemas com a emissão de NF-e? Quais as Contingências?

Problemas com a emissão de NF-e podem parar seu faturamento e até suas entregas, tornando-se em prejuízo. Porém para problemas de comunicação com a Sefaz do seu estado, existem alternativas de emissão, chamado de Contingência.

A emissão em contingência é utilizado quando ocorre algum problema técnico, que pode ser tanto na Secretaria da Fazenda como no ambiente do próprio contribuinte, não havendo como fazer a transmissão do arquivo digital da NF-e.

 

Hoje, a Secretaria da Fazenda permite que, além da emissão da NF-e, algumas modalidades de contingências possam ser utilizadas caso ocorra algum problema.

 

Tabela de Contingências da Nota Fiscal

TipoCaracterísticasQuando UsarO que preciso
Formulário de Segurança (FS-DA)A impressão do formulário de segurança deverá ser feita em duas vias e em papel-moeda. Uma ocorrência deverá ser realizada em um livro próprio para esse fim e, quando o problema técnico for solucionado, a NF-e deverá ser transmitida normalmente.Quando as outras opções não funcionam, devido ao custo com o formulário de segurançaAdquirir o Formulário de Segurança
Evento Prévio de Emissão em Contingência (Epec)É alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. O registro prévio das NF-e permite a impressão do DANFE em papel comum. A validade do DANFE está condicionada à posterior transmissão da NF-e para a SEFAZ de OrigemQuando a SEFAZ estiver offline. Custo baixoPapel normal
Sefaz Virtual de Contingência (SVC)Este tipo de emissão somente é utilizado quando a SEFAZ de origem estiver inoperante, e a mesma solicitar a ativação da contingência SVC para o Ambiente Nacional.Tambpem tem a vantagem de eliminar a necessidade de emissão da NF-e em uma série específica e sem a necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem.Quando a SEFAZ estiver offline e habiltar este serviçoPapel normal

 

Não deixe de emitir sua nota fiscal

A parada na emissão de nota fiscal pode gerar problemas para sua empresa. A entrega, satisfação do cliente e custos operacionais podem ser afetados, caso sua empresa tenha que ficar parada. Tenha sempre um sistema que habilite a opção em contingência, deixando você escolher a melhor opção.

Conhecer suas possibilidades melhora seu relacionamento com a nota fiscal. Conheça um emissor online que permite sua empresa, cadastrar e gerenciar suas emissões, além de permitir emitir todo tipo de nota fiscal.

Comments are closed.